Desenvolva aplicações Desktop com PHP sem usar PHP-GTK

Normalmente quando se pensa em desenvolver uma aplicação desktop com php, ou seja, com janelinhas e tudo mais vêm logo a cabeça utilizar php-gtk, gtk como a api gráfica para manipulação dos objetos visuais. No entanto uma nova abordagem está surgindo com o desenvolvimento de aplicações baseadas em web para desktop, aplicações essas que são autoexecutáveis, pois podem ser executadas diretamente de um arquivo .exe, por exemplo, sem a necessidade de se entrar em uma url específica. Na nova interface gráfica do windows 8 essa abordagem fica mais clara, pois o que vemos nele são aplicações desenvolvidas como aplicações web que rodam diretamente no desktop como uma aplicações desktop.

Com o projeto PHP Desktop (Chromium) (https://code.google.com/p/phpdesktop-chromium) essa possibilidade também é levada ao desenvolvimento com php. Basicamente o projeto se vale dos novos recursos da nova versão do php, como um servidor web embutido e o Chromium, que é uma versão livre do navegador Chrome do Google, que possui de forma nativa a possibilidade de rodar aplicações web no modo desktop, abaixo um trecho do texto do próprio autor do projeto que deixa bem claro o modo de operação:

PHP Desktop (Chromium) é um projeto de código aberto desenvolvido por Guilherme Alencar para prover um meio de desenvolver aplicações desktop nativas utilizando tecnologias web como PHP, HTML5, JS e SQLite. Engloba um navegador web (Chromium, uma versão livre do navegador Chrome do Google), um servidor web embutido (nativo da linguagem PHP desde a sua versão 5.4.0), e o interpretador PHP, com a extensão sqlite3 para banco de dados da aplicação.

A idéia é inspirada no conceito de SSB (Site-Specific Browser), que consiste em adaptar um navegador para rodar aplicações web no modo desktop de modo específico para sua aplicação. Em alguns navegadores esta funcionalidade é adicionada com Extensões, mas no Chromium esta função é nativa com a opção -app=”site”.

O modo de desenvolver é o mesmo para uma aplicação Web para WAMP (Windows, Apache, MySQL e PHP). Coloca-se a aplicação na pasta www, em que o primeiro arquivo a ser executado deve-se chamar index.php ou index.html. Depois, basta executar o Launcher.exe que executará o servidor PHP (phpdesktop.exe, que é o mesmo executável do php.exe do zip obtido em php.net), e o navegador Chromium apontando para o endereço 127.0.0.1 na porta 54007 (http://127.0.0.1:54007/). Se a janela for fechada, o executável phpdesktop.exe é eliminado da lista de processos do Windows utilizando Javascript e PHP.

O pacote completo do projeto com um exemplo de aplicação na pasta www pode ser baixado diretamente de https://code.google.com/p/phpdesktop-chromium/downloads/list

9 comentários sobre “Desenvolva aplicações Desktop com PHP sem usar PHP-GTK”

  1. Olá Guilherme Alencar, vou estudar seu projeto para poder utiliza-lo. Tão logo seja possível, retornarei com um posicionamento. Valeu pela iniciativa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master